Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Fashion Law

A união da moda e do Direito

Publicado por Amanda Câmara
há 6 anos

Você já ouviu falar em Direito da Moda? Ou em inglês Fashion Law? Caso nunca tenha escutado falar no assunto, o Fashion Law, ou Direito da Moda, na tradução livre para o português é um ramo que ainda é pouco explorado no mundo jurídico, mas possui grande importância na sociedade e no mundo.

Afinal, a indústria da moda é uma das mais rentáveis no mundo, portanto, demonstra relevância sob o viés econômico, mas e jurídico? Também, pois, é um dos ramos do direito que abarca o direito empresarial, a lei de direitos autorais, a lei de propriedade industrial, patentes, o direito internacional, a legislação trabalhista, dentre tantos outros...

Diante da novidade do assunto, alguns órgãos seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já criaram comissões específicas sobre o assunto, como a do Rio de Janeiro e São Paulo. A seccional do Rio Grande do Norte, inclusive, no mês de setembro deste ano promoveu um evento acerca do assunto[1], bem como universidades de direito, como UFRN e UNI-RN[2][3][4]. Enganando-se quem pensa que as discussões sobre o Fashion Law encontra-se apenas em âmbito internacional, há cada vez mais discussões em âmbito nacional e regional.

Ademais, e em breves linhas, pode-se dizer que o Direito da Moda protege os estilistas, suas criações, que possui princípios próprios, advindos principalmente do direito norteamericano. Ou da proteção de um tecido, de um desenho ou da tutela da marca, partindo de conceitos básicos do direito empresarial, como a classificação das marcas ao entendimento macro e os reflexos em conceitos como alta costura, por exemplo.

Assim, destaca-se a importância e riqueza do tema e o porquê que este desperta tanta curiosidade. Além disso, a própria rapidez em que os produtos de moda se reproduzem e como o direito pode acompanhar essas mudanças, bem como quais os disciplinamentos que buscam coibir a prática de concorrência desleal, por exemplo. E por fim, também trata a respeito dos vieses das relações trabalhistas.

Ficou curioso sobre o tema? Quer saber mais? Basta entrar em contato com a autora ou deixe o seu comentário.


[1] Direito da moda é tema de evento na OAB. Disponível em <http://oab-rn.org.br/2017/noticias/10335/direito-da-moda-tema-de-evento-na-oabrn>; acesso em 07 nov. 2017

[2] Egressa do UNI-RN fala sobre Direito da moda em minicurso no CONIC. Disponível em <http://www.unirn.edu.br/2016/noticia/egressa-do-uni-rn-traz-minicurso-direito-da-moda-paraoconic&g...; acesso em 07 nov. 2017.

[3] Cientec Oficina Trabalho Escravo e Infantil e Contemporâneo. Disponível em <https://www.facebook.com/events/148339269234445/>; acesso em 07 nov. 2017

[4] Trabalho Infantil e Escravo: uma análise a partir do direito internacional dos direitos humanos. Disponível em <https://www.facebook.com/netinufrn/photos/ms.c.eJwtyMEJADAIA8CNitFGk~;0XK0jvecgW2Fc2RebBxhQqDUX9aHpj...; acesso em 07 nov. 2017

  • Publicações3
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações334
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fashion-law/518951421

Informações relacionadas

Frederica Richter, Advogado
Notíciashá 6 anos

Direito da Moda em alta

Jus Acessível, Advogado
Artigoshá 4 anos

A importância da propriedade intelectual no Direito da Moda | Amanda Câmara

Jus Acessível, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direitos dos Modelos e dos Designers nos Desfiles | Amanda Câmara

Francielle Huss, Advogado
Artigoshá 2 anos

O Fashion Law no Direito brasileiro

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-81.2013.8.13.0471 MG

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)